Foz do Arelho Virtual

Um blog informativo sobre a Foz do Arelho, Lagoa de Óbidos e região Oeste

Informação Institucional

Brasão da foz do arelhoFreguesia da Foz do Arelho:
CONTACTO: Telefone:262 979432

Situação geográfica:
Foz do Arelho situa-se a 8 Kms de Caldas da Rainha, no Noroeste do concelho e é limitada a Norte pelo oceano Atlântico e pela freguesia da Serra do Bouro .
A Sul é limitada pela bacia hidrográfica da Lagoa de Óbidos e freguesia do Nadadouro. A Este pelo limite entre as freguesias da Serra do Bouro e Nadadouro e a Oeste pela bacia hidrográfica da Lagoa de Óbidos e pelo oceano Atlântico.

Resumo histórico:
A Foz do Arelho era uma simples povoação da freguesia da Serra do Bouro, e foi elevada à categoria de freguesia a 5 de Julho de 1919.
Desde sempre, a Foz do Arelho foi uma estância de férias, escolhida por famílias de elite, destacando-se a actividade que o industrial Francisco Almeida Grandela desenvolveu em prol da freguesia. No livro Terra de Águas, editado em 1993 pela Câmara Municipal, refere-se que nos anos 80 do século passado “Caldas da Rainha começava a viver os seus anos de glória; a obra do Visconde e, mais tarde, a do industrial Grandela, ali na vizinha foz, serviria, então, de modelo a um certo exotismo arquitectónico, fantasista (…)”. Não foi por acaso que nas ligações da cidade ao interior do concelho, a Foz do Arelho tinha o único itinerário considerado moderno há mais de 100 anos.
Se há freguesias onde é o passado que continua presente, em relação à Foz do Arelho é o presente que chama a atenção da população: os problemas de assoreamento e poluição da Lagoa de Óbidos, longe de serem resolvidos pelos responsáveis autárquicos e governamentais, suscitam enormes dúvidas aos moradores. Todos os anos diversas personalidades ligadas às mais diversas entidades, reformulam promessas que visam a salvação de um imenso património ambiental. O próprio emprego e a qualidade de vida dos fozenses tem vindo a ser posto em causa. A pequena localidade e os seus lugares continuam demasiado dependentes da lagoa e não têm sido criadas alternativas para o futuro da freguesia. Resta a esperança de que o turismo venha a ser a tábua de salvação.

Área e número de habitantes:
A freguesia da Foz do Arelho tem uma área total de 9,125 Km2 onde residem aproximadamente 2073 habitantes. A população dedica-se predominantemente ao turismo, pesca do marismo, agricultura.

Património:
Quinta de N. Sra. de Guadalupe – Remonta ao século XVI. Inclui uma Capela construida em1580, data inscrita sobre o portal . A capela ostenta uma pedra brasonada com as armas de Medeiros. No interior existe uma escultura em madeira policromada do século XVI, figurando N. Sra. do Carmo.
Praia da Foz do Arelho – Um magnifico areal situado na confluencia da Lagoa com o mar, é a zona balnear por excelência de Caldas da Rainha. Para além de proporcionar agradáveis banhos de mar, pode-se disfrutar da bonita paisagem proporcionada pela extensão da Lagoa e suas margens revestidas de densa vegetação.
Lagoa de Óbidos – Extensa toalha de água, envolta num cenário verdejante é um local ideal para belos passeios. Consulte a página de Turismo.

Educação, Cultura e Solidariedade social:
Escola pré-primária, escola primária.
Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho.
Posto de Saúde, e farmácia.
Centro de Dia.
Associação dos Mariscadores.

Factos a realçar:
Belas vistas podem ser comtempladas em diversos miradouros e pesqueiros ao longo da Estrada Atlântica.

in: www.cm-caldas-rainha.pt/arelho.asp (adaptado)

Voltar

Sugestões:

BIG PUBS
MED PUBS
Small Pubs

Procurar no website



Sugestões

Junta de Freguesia

Bem vindo à Vila da Foz do Arelho

Redes Sociais

Fotografias!

Estado do Mar

Meteorologia

°C

ºCºC

ºCºC

ºCºC

 

Galeria

Festa_2010_Foz_do_Arelho_0099