Foz do Arelho Virtual

Um blog informativo sobre a Foz do Arelho, Lagoa de Óbidos e região Oeste

Luto pela Lagoa de Óbidos. Foz do Arelho

intervenção do INAG na Lagoa de ÓbidosFoz do Arelho 5 de Fevereiro de 2010

Teve início hoje pelas 8h da manhã a intervenção de emergência feita pelo INAG na aberta da Lagoa de Óbidos, com os técnicos do INAG a ser recebidos com um coro de protestos da população, pela tardia e polémica intervenção.

Populares da Foz do Arelho, descontentes e desiludidos com esta situação, para a qual já haviam alertado o INAG há vários meses, povoaram a praia e muitas das habitações da Foz do Arelho, com bandeiras negras em sinal de luto pela Lagoa.

A população sente-se desiludida com a inércia das entidades competentes, que se limitam a prometer que irão agir, mas lamentavelmente, já só o fazem tarde de mais. Com a agravante de que só o fazem com remendos que pouco mais fazem do que calar a opinião publica, e que de todo resolvem os problema de fundo da Lagoa de Óbidos.

Esta intervenção de emergência prevê a colocação de cinco mil sacos (gigantes) de areia em toda a extensão da aberta, que agora está paralela á marginal da Lagoa, de modo a salvaguardar a integridade do emissário submarino que ali passa.

Esta acção além de causar um flagrante impacto visual, que afectará o comércio e o turismo locais, teme-se de que “- de nada resolva e que, à semelhança dos sacos existentes na outra margem da lagoa, passe de provisória a definitiva, e que estes sacos gigantes nunca mais sejam dali retirados”.

No local vários populares referiram que: “ – Mais valia aproveitar a maré vazia, para colocar os sacos dentro da actual aberta, fechando a sua comunicação com o mar, e apenas com uma máquina escavadora abri-la novamente no local onde sempre foi, que é uma pequena língua de areia com escassas dezenas de metros”

Este assunto será aqui permanentemente actualizado durante os próximos dias com novas informações e imagens.

Publicado a 2010-02-05

Voltar

Procurar no website



Sugestões

Junta de Freguesia

    Redes Sociais

    Fotografias!

    

    Comente este assunto - Participe!

    Campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório!

    Artigos relacionados: