Foz do Arelho Virtual

Um blog informativo sobre a Foz do Arelho, Lagoa de Óbidos e região Oeste

Autarcas de Óbidos e Caldas juntos pela Lagoa

Apresentação no Inatel da Foz, com a lagoa de fundo

Os Municípios de Caldas da Rainha e Óbidos apresentaram publicamente a candidatura da Lagoa de Óbidos a uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

Foi no privilegiado cenário do Inatel da Foz do Arelho que Telmo Faria e Fernando Costa apresentaram as suas razões para esta candidatura e no final apertaram as mãos, num sinal simbólico de união de dois Municípios que querem o melhor para aquele ecossistema.

Na apresentação pública estiveram representantes das juntas de freguesias e de associações ambientalistas.

Fernando Costa, presidente da Câmara das Caldas, sublinhou o momento da candidatura, uma vez que existe um problema que é o canal de ligação da Lagoa ao Mar que ameaça a troca de água e o assoreamento da Lagoa.

“A inércia das entidades públicas continua a persistir. A actual situação está a pôr em causa a existência de praia”, afirmou Fernando Costa, sublinhando que a candidatura “vem unir a riqueza e a preservação natural” mas também chamar a atenção para os perigos existentes na Lagoa de Óbidos.

O presidente da Câmara de Óbidos, Telmo Faria, corroborou as palavras do seu vizinho e destacou o grande número de entidades presentes e que se associaram, pelo que antevê que “seja uma candidatura bem sucedida”.

“O valor do ecossistema é mais do que uma paisagem, é um mega habitat. O valor económico da Lagoa deu ao Município de Óbidos mais de mil milhões de euros de investimentos e deu milhares de empregos”, declarou, considerando que “esta é uma belíssima oportunidade de mobilizar toda a sociedade civil para chamarmos a atenção. Temos este valor de excepção e devemos ter as atenções de todas as nossas autoridades. A Lagoa classificada como uma Maravilha retira qualquer tipo de hesitação e de atrasos ao processo de salvar a Lagoa”.

Telmo Faria vincou ainda que não existe problema nenhum entre o presidente da Câmara de Óbidos e o das Caldas apesar de terem sido adversários recentemente no próprio partido.

“Uma coisa é as questões internas do partido. A Câmara de Óbidos e das Caldas têm feito um esforço de fazer coisas conjuntas”, referiu.

Carlos Barroso in Jornal das Caldas www.jornaldascaldas.com/index.php/2010/02/04/autarcas-de-obidos-e-caldas-juntos-pela-lagoa/

Publicado a 2010-02-04

Voltar

Procurar no website



Sugestões

Junta de Freguesia

    Redes Sociais

    Fotografias!

    

    Comente este assunto - Participe!

    Campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório!

    Artigos relacionados: