Foz do Arelho Virtual

Um blog informativo sobre a Foz do Arelho, Lagoa de Óbidos e região Oeste

Teatro no CSR da Foz do Arelho

Teatro da Rainha apresenta “Peepshow nos Alpes”

alpesA digressão “Rainha nas Freguesias” chega ao fim, no próximo sábado, 5 de Dezembro, pelas 21h30, no Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho.

Desde Julho, o Teatro da Rainha percorre as estradas do concelho de Caldas da Rainha. Instala-se pela primeira vez na freguesia da Foz do Arelho, para a apresentação de uma das suas últimas criações: “Peepshow nos Alpes”, um espectáculo produzido a partir do texto do dramaturgo contemporâneo, Markus Köbeli. A entrada é livre.

Serão a Suíça e as suas verdes paisagens o paraíso dos camponeses que imaginamos? E se, tal como em Portugal, a crise económica tivesse também chegado às montanhas alpinas? Anne (Bárbara Andrez), Hans (Carlos Borges), Martha (Isabel Lopes), Hans Jr. (Miguel Araújo) e o Avô (Victor Santos) inventam, com humor e para o maior prazer do espectador, diversos e originais subterfúgios para fugir à pressão socioeconómica e para satisfazer a vontade dos numerosos turistas de visita na região.

O título alude ao impossível, contra-senso absurdo naquelas paisagens idílicas, no meio de tanta natureza branca, pureza omnipresente“, adverte Fernando Mora Ramos. “A peça fala de algo parecido lá para a Suíça e nós surpreendemo-nos que isso tenha acontecido aos suíços, esse país de paisagens e bancos onde não se vê um papel no chão das cidades“, brinca o director do Teatro da Rainha.

Talvez o que mais me surpreenda na peça, nesta história de uma família que perde a sua forma de vida (…) seja o modo como ela conta um “progresso” que não pára, um desenvolvimento económico suposta modernidade almejada que, na realidade, prolonga os efeitos perversos e destrutivos da primeira revolução industrial“, revela Mora Ramos.

A “Rainha nas Freguesias” decorre todos os anos sob o lema “Teatro para Todos”. Em 2008, “O fim do princípio”, peça burlesca de Sean O’Casey sobre a vida entre marido e mulher no campo, o “Médico à Força” de Molière e “O Coche do Santíssimo Sacramento” foram cabeças de cartaz da digressão. À semelhança das anteriores edições, o Teatro da Rainha decidiu levar às associações, aos salões das colectividades de bairro e aos pavilhões desportivos uma comédia, que fará rir, mas também reflectir os espectadores.

A companhia das Caldas apresenta pela primeira vez na freguesia da Foz do Arelho um dos seus espectáculos. Viagem sobre a musealização da vida de personagens que podiam muito bem ser portugueses, que conta com a encenação de Luís Varela, “Peepshow nos Alpes” é um instantâneo da vida numa pequena família de lavradores alpinos, que a crise tirou dos campos e colocou ao serviço do turismo folclorista.

Markus Köbeli nasceu em Berna em 1956. Depois dos estudos literários, escreveu peças radiofónicas que ele próprio pôs nas ondas. É também autor de uma peça para marionetas e de uma série para a rádio. Colabora desde 1989 na televisão suíça alemã onde participa na escrita e na realização de emissões satíricas. “Quarto para alugar” e “Peepshow nos Alpes” foram representadas na Suíça, na Alemanha e em França.

Ficha Artística

Texto: Markus Köbeli

Tradução: Christine Zurbach

Encenação: Luís Varela

Cenografia e figurinos: José Carlos Faria

Música: Amílcar Vasques Dias

Iluminação: José Miguel Lontro

Interpretação:

Bárbara Andrez – Anne

Carlos Borges – Hans

Isabel Lopes – Martha

Miguel Araújo – Hans Jr.

Victor Santos – Avô

in Jornal das Caldas: www.jornaldascaldas.com/index.php/2009/12/02/centro-social-e-recreativo-da-foz-do-arelho/

Publicado a 2009-12-02

Voltar

Procurar no website



Sugestões

Junta de Freguesia

    Redes Sociais

    Fotografias!

    

    Comente este assunto - Participe!

    Campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório!

    Artigos relacionados: