Foz do Arelho Virtual

Um blog informativo sobre a Foz do Arelho, Lagoa de Óbidos e região Oeste

Caravelas portuguesas na Foz do Arelho

Várias ‘caravelas portuguesas’, organismos perigosos que causam alergias ou até queimaduras na pele, deram hoje à costa a norte da Foz do Arelho, Caldas da Rainha, obrigando os nadadores-salvadores a içar a bandeira vermelha

«Bastantes ‘caravelas portuguesas’ deram à costa na Praia do Mar, razão pela qual foi içada a bandeira vermelha durante o dia e avisados os banhistas para não tocarem nas caravelas», afirmou à agência Lusa o comandante da Capitania de Peniche, José Luís Guerreiro Cardoso.
Ainda sem explicações para o seu aparecimento na zona, as «caravelas portuguesas» poderão voltar a dar à costa, assim como já tinha acontecido no domingo.
Segundo o responsável, foram dadas indicações aos nadadores-salvadores para estarem atentos a outros organismos que possam dar à costa e, caso isso aconteça, removê-los da água, a fim de evitar qualquer acidente com banhistas.

Não há registo de banhistas que tenham sido atacados.
«É preciso que os banhistas tenham cuidado caso as ‘caravelas portuguesas’ voltem a aparecer», alertou, adiantando que o contacto com este organismos pode causar alergias e até queimaduras.

No ano passado, os organismos deram à costa em várias praias da costa Oeste, tendo provocado ferimentos em duas crianças em Peniche.
O porta-voz do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), comandante Nuno Leitão, explicou à Lusa que, embora seja comum nos Açores, a aproximação de caravelas portuguesas às praias do continente é um fenómeno raro e imprevisível.
Erradamente identificados como alforrecas, a caravela é um sifonófero pouco estudado pelos biólogos em Portugal, que anda em grupo à deriva no mar aberto.
A chegada de alguns exemplares à costa continental centro-norte no ano passado deveu-se a um conjunto de factores que provocou correntes e ventos favoráveis, segundo os biólogos.

ver artigo publicado o verão passado sobre caravelas portuguesas, imagens e precauções a tomar

Fonte. Lusa / SOL sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=143638

Publicado a 2009-07-29

Voltar

Procurar no website



Sugestões

Junta de Freguesia

    Redes Sociais

    Fotografias!

    

    Comente este assunto - Participe!

    Campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório!

    Artigos relacionados: