Foz do Arelho Virtual

Um blog informativo sobre a Foz do Arelho, Lagoa de Óbidos e região Oeste

Avenida do Mar fechada ao trânsito automóvel

Foz_do_arelho_avenida_do_marProprietários de bares na Foz do Arelho contestam fecho de Avenida do Mar ao trânsito
08.07.2009 – 15h49 Lusa

A Câmara das Caldas da Rainha vai candidatar ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) a requalificação da zona dos bares, na Foz do Arelho, mas o projecto está a ser contestado por alguns dos proprietários dos espaços que estão contra o encerramento ao trânsito da Avenida do Mar.

A candidatura ao QREN, que vai ser apresentada até sexta-feira, prevê uma intervenção de quatro milhões de euros para a requalificação das zonas do cais e da Avenida do Mar. Na zona do cais, segundo Hugo Oliveira, vereador das Actividades Económicas, está prevista a criação, em parceria com a Universidade Católica (pólo das Caldas da Rainha), de um centro de investigação e desenvolvimento na área dos bivalves, de uma área onde os pescadores e mariscadores poderão vender os seus produtos e espaço equipado para que os mesmos possam ser cozinhados e servidos ao público”. Nesta zona serão igualmente requalificados os bares e restaurante já existentes, de acordo com um programa de acção que merece a concordância dos proprietários.

A segunda zona de intervenção situa-se na Avenida do Mar. O projecto prevê o encerramento ao trânsito de cerca de 600 metros daquela avenida e a deslocalização dos bares e restaurantes para o centro da via que será transformada em área pedonal.

A medida é contestada por dois dos oito proprietários dos estabelecimentos, que, na última Assembleia Municipal, anunciaram que irão entregar “um abaixo-assinado subscrito por mais de três mil pessoas exigindo que o trânsito não seja cortado”. “Se as pessoas tiverem que deixar os carros a 600 metros, vamos ter um grande decréscimo de clientela”, disse à agência Lusa Carlos Costa, um dos autores do abaixo-assinado. Carlos Costa receia que tenha que “fechar as portas e mandar para casa os dez empregados”.

O vereador Hugo Oliveira explicou à Lusa que o projecto em causa tem a ver com a legislação do Plano de Ordenamento da Orla Costeira, em que “aqueles estabelecimentos são considerados apoios de praia”. Nem bares, nem restaurantes cumprem, no entanto, os critérios, o que faz com que “desde Janeiro estejam todos em situação de ilegalidade e sem licença”, sublinhou o vereador.

“Sabendo que todos os bares tinham que ser demolidos e construídos com novas regras, a câmara entendeu avançar com a candidatura para requalificar toda a zona”, acrescentou.

Os proprietários dos estabelecimentos participaram em reuniões com a autarquia e com a Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARH), reconhecendo “a maioria a necessidade desta intervenção e as vantagens que trará a toda a zona de intervenção”. “O que está em causa é os proprietários perderem a sua concessão, se não apresentarem um projecto que a ARH aprove”, situação que “a Câmara entendeu que podia tentar evitar lançando estas obras”, alertou.

in O PUBLICO: ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1390886&idCanal=59 (adaptado)

Publicado a 2009-07-15

Voltar

Procurar no website



Sugestões

Junta de Freguesia

    Redes Sociais

    Fotografias!

    

    4 comentários

    1. anonimo diz:

      sou um pequeno construtor será que eu posso por um projecto na camara para construir um centro comercial na zona do cais com piscinas no telhado, lojas de roupa, cabeleireiros vai na volta era aprovado tinha era que ter um local para a festa BRANCA. se a policia marit. em vez de proibir e multar quem vai para o mar, se multa-se quem estaciona mal no cais dava mais guita, se calhar agora tinham um azimute e uma seadoo de 215cv para fiscaslizar.

    2. ze pevinho diz:

      a festa branca é outra coisa andam os bares de praia com ondas 7 vaga etc a pagar impostos o ano todo para no verao esse tal de sr hugo da camara ter a mania que e chique e dar lucro a parasitas……

    3. rui fontes diz:

      MAIS UMA ZONA NESTE POBRE PAIS QUE VAI SER INTERDITO AOS
      DEFICIENTES MOTORES
      TENHAM VERGONA AUTARCAS DE QUATRO PATAS EU SO
      TENHO DOIS MEMBROS AFINAL QUEM É (D)EFICIIENTE
      TAMBEM Á IDOSOS QUE QUEREM IR A PRAIA DÄ…

    4. Jorge Lázaro Correia diz:

      Depois de não nos deixarem navegar do cais até ao mar, só faltava mais esta !!!

      Tavez o melhor fosse proibirem os passeios no areal ,não se vão quebar os grãos de areia, ou então a proibição de banhos de mar não vão os resíduos de sabonete da higiene matinal pertubar o equilíbrio do pH marítimo ou da sua condutividade eléctrica!!!

      QUE SAUDADES DA FOZ DE “ANTIGAMENTE ” !!!

    Comente este assunto - Participe!

    Campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório!

    Artigos relacionados: