Foz do Arelho Virtual

Um blog informativo sobre a Foz do Arelho, Lagoa de Óbidos e região Oeste

Animação de Verão na Foz

Animação de Verão nas Caldas e na Foz do Arelho

Júlio Pereira é uma das atracçõesDe 10 de Julho a 30 de Agosto, o Verão nas Caldas da Rainha e na Foz do Arelho vai contar uma grande animação, desenvolvida pela Câmara Municipal.
As artes circenses, os robertos e marionetas, parelhas de palhaços, arruadas com dragões, cavalos troianos, fadas, trapezistas que voam nos céus e o fantástico vão ocupar a cidade, a par de projectos musicais, e da festa das tasquinhas na Expoeste.
Na Foz do Arelho, devido à menor dimensão do areal, a animação está mais condicionada, mas não deixa de se fazer. A autarquia, no total, estima gastar 174 mil euros, menos quase 150 mil do que no ano passado, o que se deve a menos despesas com os espectáculos e montagem de estruturas na Foz.

(…)
Praia mais pequena condiciona actividades

As propostas apresentadas são no areal da praia da Foz dirigem-se em grande medida às crianças, com a Ludolândia, uma zona infantil que resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Educação e a Câmara e instituições como a Associação Nacional de Animação e Educação e o Instituto Português da Juventude.
O objectivo é que as crianças tenham a oportunidade de brincar e aprender com o apoio de monitores. São diversas as actividades de natureza lúdica na área das expressões, plástica, motora e dramática. A participação é gratuita e dirige-se a crianças até aos 10 anos.
No âmbito das actividades da Bandeira Azul vão ser desenvolvidas oito actividades até Setembro, entre as quais a Semana de Animação Infantil (já realizada), a Beata para a caixa (distribuição de cones de plástico para depósito de beatas de cigarros, num apelo para os efeitos nocivos de beatas no areal), a Casa Energética e Estação Meteorológica (apresentação da casa do futuro em termos energéticos, com aproveitamento de energia solar e mecanismo de conservação do calor, e construção de alguns artefactos que existem numa estação meteorológica, como barómetro, termómetro e pluviómetro), Moinhos de Vento (recolha de materiais, como paus do gelado, garrafas de plástico, para reutilizá-los e construir um moinho de vento), Férias com Informação (recolha de informação para expor e distribuir pelos banhistas), Relógio do Sol (construção do relógio em cartolina), Jogo da Glória (construção do tabuleiro de jogo) e “Grão a Grão temos a praia limpa” (onde equipados com pinças, luvas e sacos as crianças irão recolher lixos encontrados no areal e colocá-los nos ecopontos).
No capítulo desportivo, as actividades serão deslocadas mais para a lagoa, podendo desta forma usufruir-se do areal localizado ao pé da infra-estrutura das crianças. As actividades são beach voley, andebol de praia, beach rugby, clínicas de surf, torneio infantil do Caldas Sport Clube, Torneio da Casa do Benfica, beach ténis e 24h futsal.
Haverá cinema de praia, nos dias 29 de Julho, 5 e 12 de Agosto, num ecrã gigante. O concurso Construções da Areia, do Diário de Notícias, também passa pela Foz do Arelho, no início de Agosto.
As festas de Verão este ano serão deslocalizadas para a zona da lagoa, retirando do areal a estrutura nocturna deste evento, para dar mais espaço aos banhistas. Vão realizar-se no mês de Agosto e apenas durante três fins-de-semana. Haverá um concerto de encerramento, com um artista ou grupo que ainda não foi revelado, espectáculo que poderá ocorrer na zona do antigo parque de campismo, junto à lagoa.
O transporte público Foz Bus irá manter-se de dia e de noite. Em Julho aos sábados e domingos. Em Agosto, todos os dias de 1 a 16, para depois passar de novo só aos fins-de-semana.

Francisco Gomes in Jornal das Caldas (www.jornaldascaldas.com/index.php/2009/07/08/animacao-de-verao-nas-caldas-e-na-foz-do-arelho/#comment-21683)

 

Publicado a 2009-07-09

Voltar

Procurar no website



Sugestões

Junta de Freguesia

    Redes Sociais

    Fotografias!

    

    Comente este assunto - Participe!

    Campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório!

    Artigos relacionados: