Foz do Arelho Virtual

Um blog informativo sobre a Foz do Arelho, Lagoa de Óbidos e região Oeste

Passeio Pedestre “Pelas margens da Lagoa”

Domingo, dia 28 de Junho, às 10 horas

Percurso de aproximadamente 5 km

– Inscrição 5 € –  Igreja da Foz e Papelaria “o Cantinho”, ou pelos telemóveis 919513616 e 918432627, ou pelo e-mail joao.sa.nogueira@netc.pt

Programa:

Partida: Cais da Lagoa

A Lagoa de Óbidos é um dos mais belos locais da costa ocidental de Portugal e constitui um ecossistema onde diversas espécies encontram um privilegiado habitat. Numerosas aves aquáticas e migratórias podem aqui ser observadas, mas é sobretudo ao nível dos moluscos bivalves que reside a importância da fauna desta área. É uma área de grande importância económica, social e ambiental.
Esta lagoa é considerada a maior e mais extensa lagoa costeira portuguesa, sendo um local de eleição para actividades desportivas, náuticas, de lazer e de turismo ecológico.

1ª Paragem: Capela do INATEL

Em 1912 foi aqui fundada a Casa do Povo e aqui se realizou o primeiro casamento civil da Foz do Arelho… Na década de 1940, após a compra do palacete Grandela pela então FNAT, foi a capela consagrada, tendo recebido um retábulo com a figura do Santo Condestável.

2ª Paragem: Penedo Furado

Importante monumento geo-morfológico localizado na Foz do Arelho, junto à Lagoa de Óbidos. Remonta ao Período Jurássico, sendo o seu “arco” provocado pela erosão, em que teve o seu principal papel a água do mar, que, na altura da sua formação, atingia esta parte da costa.

3ª Paragem: Cruzeiro do Vale da Ponte

Conta a lenda que cavaleiro componente da Ala dos Namorados, aqui faleceu quando desertou da batalha de Aljubarrota…

4ª Paragem: Capela de Nossa Senhora de Guadalupe

“Esta casa de Nª S. de Guadalupe fez António Vaz de Medeiros por devoção na era de 1580”, é a inscrição que se encontra no portal da capela da Quinta da Foz.

Chegada: Largo do Arraial

E depois desta actividade, porque não provar os “Sabores da Lagoa”? No salão do Centro Social e Recreativo tem à sua disposição uma mostra da gastronomia baseada nos produtos habituais da lagoa. Menu a preço especial para os participantes neste Passeio.

ENCONTRO COM A LAGOA é uma organização da Comissão para a Construção da Nova Igreja da Foz do Arelho, visando criar mais um foco de atracção e dinamização da Foz do Arelho e permitindo, ao mesmo tempo, a angariação de fundos com vista à remodelação da igreja da localidade.
Pretende, também, chamar a atenção para as potencialidades da Lagoa de Óbidos e para a sua riqueza em diversos domínios, e, ainda, despertar os valores culturais, económicos, sociais e religiosos tradicionais da Foz do Arelho.
Para atingir estes objectivos, contamos consigo.

 

Publicado a 2009-06-21

Voltar

Procurar no website



Sugestões

Junta de Freguesia

    Redes Sociais

    Fotografias!

    

    Comente este assunto - Participe!

    Campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório!

    Artigos relacionados: