Foz do Arelho Virtual

Um blog informativo sobre a Foz do Arelho, Lagoa de Óbidos e região Oeste

II Encontro com a Lagoa, 26 a 28 de Junho 2009

Bateira da Foz da lagoa de óbidosProcissão nocturna na Lagoa e actividades culturais, desportivas e gastronómicas marcam a agenda na Foz do Arelho no fim-de-semana de 26 a 28 de Junho

Reserve já na sua agenda o fim-de-semana de 26, 27 e 28 de Junho: destino Foz do Arelho.

Nesta bela praia do concelho de Caldas da Rainha, elevada a vila pela Assembleia da República no passado dia 12, vai decorrer o II Encontro com a Lagoa. Uma organização da Comissão da Nova Igreja da Foz do Arelho destinada à angariação de fundos para esta obra, e que, em paralelo, pretende chamar a atenção para as potencialidades da Lagoa de Óbidos e promover os valores culturais, económicos sociais e religiosos tradicionais da Foz do Arelho.

O Encontro inicia-se na 6ª feira, pelas 21 horas, com a tradicional Procissão da Lagoa em que se incorporarão embarcações dos mariscadores e pescadores da região, que acompanharão a Imagem de Nossa Senhora de Fátima desde a junção dos braços da Barosa e do Bom Sucesso até ao Cais da Lagoa, na Foz do Arelho, com chegada prevista para as 22 horas. Depois de uma Celebração Litúrgica, a Imagem seguirá, integrada em procissão de velas, até à Igreja da Foz.

As manhãs de sábado e domingo, a partir das 10 horas, serão ocupadas com actividades de ar livre:


No sábado, organizada pela Escola de Vela da Lagoa, e junto das suas instalações, uma Gincana deEncontro com a lagoa. Cartaz, Foz do Arelho, Junho 2009 Canoagem, com a duração de 2 horas, destinadas a equipas de duas pessoas; a inscrição inclui a cedência de canoa pela organização. Uma oportunidade para o contacto directo com a Lagoa!

No domingo, partindo do Cais da Lagoa, um Passeio Pedestre na Margem da Lagoa, de cerca de 5 quilómetros, com passagem pela Capela do Inatel (com o seu retábulo em honra do Santo Condestável), pelo Penedo Furado (importante monumento geo-morfológico), pelo misterioso Cruzeiro do Vale da Ponte (possivelmente em memória de um infeliz cavaleiro da Ala dos Namorados) e pela Capela de Nossa Senhora de Guadalupe (a primeira igreja da localidade, construída em 1580).

Nas tardes de sábado e domingo, respectivamente às 18 e às 16 horas, os momentos culturais deste Encontro com a Lagoa. No primeiro deste dia, e porque este ano se verificou a canonização de mais um santo português, o Santo Condestável, vamos observar o retábulo em sua honra existente na Capela do Inatel, enquanto ouvimos o Coronel Vítor Portugal Valente dos Santos, ex-Director do Museu Militar de Aljubarrota, que nos apresentará algumas Reflexões sobre D. Nuno. Na tarde de domingo, abordaremos um tema actual da nova vila: uma perspectiva futura da igreja da Foz do Arelho.

Mas durante todos os dias do Encontro, desde 6ª feira ao jantar até domingo ao almoço, será possível provar os Sabores da Lagoa, uma mostra da gastronomia baseada nos produtos habituais da Lagoa – enguia, mexilhão, amêijoa, choco, berbigão, entre outros – no salão do Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho (Largo do Arraial).

Razões para que a Foz do Arelho, nos dias 26, 27 e 28 de Junho esteja na sua agenda. Venha até à nova vila, descubra as suas tradições religiosas, culturais e gastronómicas e participe activamente nas actividades de ar livre, tendo como pano de fundo a Lagoa, um dos mais belos locais da costa ocidental de Portugal e um ecossistema onde diversas espécies encontram um privilegiado habitat.

Inscrições: Tel. 919513616; 918432627; Igreja da Foz, Papelaria “O Cantinho”; Escola de Vela da Lagoa (canoagem)

Apoios: Câmara Municipal das Caldas da Rainha; Junta de Freguesia da Foz do Arelho; Escola de Vela da Lagoa; Centro de Férias da Foz do Arelho do Inatel.

 

Publicado a 2009-06-21

Voltar

Procurar no website



Sugestões

Junta de Freguesia

    Redes Sociais

    Fotografias!

    

    Comente este assunto - Participe!

    Campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório!

    Artigos relacionados: