Foz do Arelho Virtual

Um blog informativo sobre a Foz do Arelho, Lagoa de Óbidos e região Oeste

Sucesso na acção de limpeza da Lagoa de Óbidos

Foram mais de meia centena as pessoas que se juntaram na Foz do Arelho, na manhã de sábado, para proceder a uma acção de limpeza da margem da Lagoa de Óbidos.

Os participantes de todas as idades e de diversas gerações, reuniram-se no cais da Foz do Arelho, onde se iniciou o percurso no sentido montante da margem norte, tendo sido limpa toda a área entre o Cais e a zona oeste do “cais do Foz Praia”.

Foram retiradas cerca de 5 toneladas de detritos, sobretudo plásticos, cordas, vidros e embalagens, que por não serem biodegradáveis e potencialmente mais prejudiciais para o ecossistema, foram o alvo principal dos participantes, seguindo instruções recebidas da Junta de Freguesia da Foz do Arelho, uma das entidades impulsionadoras da iniciativa.

Canas e outros resíduos biodegradáveis, que fazem parte do sistema natural de um estuário deste tipo foram deixados, uma vez que o seu baixo índice poluente pode ser negligenciado quando comparado com o tipo de resíduos recolhidos.

Segundo, Fernando Sousa, Presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho, “foram necessárias duas viagens ao aterro para descarregar os sacos de lixo recolhido”.

No final ficou em aberto a proposta de uma próxima iniciativa do género, mas desta vez em colaboração com o Nadadouro, em que cada grupo iria limpando em direcção ao outro até se encontrem em local combinado onde se faria uma confraternização entre os dois grupos. – Vamos ver se a iniciativa se materializa.

A titulo pessoal, como participante da iniciativa ressalvo que o ambiente foi excelente, o tempo ajudou, e desde “novos a velhos” todos saíram gratificados com a manhã passada na natureza.

Como referiu Fernando Sousa, a Lagoa agradece!

limpeza-lixo-lagoa-obidos_03

limpeza-lixo-lagoa-obidos_02c

limpeza-lixo-lagoa-obidos_04

limpeza-lixo-lagoa-obidos_05

Publicado a 2014-02-24

Voltar

Procurar no website



Sugestões

Junta de Freguesia

    Redes Sociais

    Fotografias!

    

    Comente este assunto - Participe!

    Campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório!

    Artigos relacionados: