Foz do Arelho Virtual

Um blog informativo sobre a Foz do Arelho, Lagoa de Óbidos e região Oeste

Curiosidades na Lagoa de Óbidos

Ao longo dos tempos tem sido vistas ou capturadas espeécies exóticas ou de alguma raridade na Lagoa, dos quais se descrevem alguns casos conhecidos.

-No ínicio da decada de 20 foi visto na Lagoa um “tubarão” que aterrorizou os locais, e que mais tardes e veio a verificar ser um golfinho que tinha acidentalmente penetrado no estuario em busca de alimento ou por desorientação.

-Em 1993 foi encontrada na Lagoa uma ameijoa verdadeira (Ruditapes decussata) com um caso singilar. Tinha dois corpos gémeos, simétricos, alojados um em cada valva da concha. Como iste fenómeno não é do conheciemento comum da ciencia marinha, e o exemplar foi entregue a uma instituição estatal para estudos mais aprofundados, até hoje sem quaisquer notícias.

-Em 1997 foi capturado na Lagoa, com um ancinho do marisco, um peixe com “asas”, que veioa ser identificado como um peixe-lua ou rolim (Mola mola) com cerca de 150cm e 30 kilos de peso.

-Em 1999 foi capturado à cana um peixe de grandes dimensões 130cm, com um aspecto assustador (forma de peixe espada com dentes gigantescos), que não tem nome comum em Portugal, e se veio a identificar como sendo um (Alepissaurus ferox)

-Em 2002 foi encontrada na lagoa uma concha muito frágil de consideraveis dimensões, pertencente a um Argonauta (Argonauta argus) uma espécie de cefalópode (tipo de polvo) que vive em alto mar, e segrega uma concha para protecção dos orgãos internos, habitando assim dentro dela à semelhança dos gasterópodes (Búzios)…

-Em 2003 foi capturado na lagoa, por pescadores locais, um cação de consideraveis dimensões. O cação é o nome vulgar de uma espécie de elasmobrânquio, entre os quais se encontram os tubarões. Mustellus sp.
(foto cedida por Artur Correia)

-Em 2003 Entrou dentro da Lagoa uma femea de golfinho que após ter sido assistida pela população local, foi posteriormente entregue aos cuidados da Rede Nacional de Recuperação de Mamíferos Marinhos

Se tiver alguma curiosidade que tenha presenciado partilhe-a conosco, e teremos todo o prazer em publica-la neste website.

Publicado a 2011-09-08

Voltar

Procurar no website



Sugestões

Junta de Freguesia

    Redes Sociais

    Fotografias!

    

    Comente este assunto - Participe!

    Campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório!

    Artigos relacionados: