Foz do Arelho Virtual

Um blog informativo sobre a Foz do Arelho, Lagoa de Óbidos e região Oeste

Praia da Foz do Arelho em risco

O presidente da Câmara das Caldas da Rainha afirmou esta quinta-feira que a praia da Foz do Arelho está a desaparecer, devido ao avanço do mar e da Lagoa de Óbidos, e pediu ao Instituto da Água (INAG) para intervir.  

Lusa 

 

"Alertei o INAG para os graves riscos de ficarmos sem praia", disse à Lusa o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Fernando Costa, após uma visita à Foz do Arelho.

"Penso que os técnicos do INAG devem vir cá e decidir qual a melhor intervenção a fazer. Na minha opinião há que corrigir a ‘aberta’ do canal de ligação da Lagoa de Óbidos ao mar que tem vindo para Norte e tem levado a areia da praia", afirmou ainda o autarca.

Com a corrente, a aberta, que este ano se deslocou para o lado da foz, o tradicional areal da Foz do Arelho está em risco de desaparecer

"Já avisei o vice-presidente do INAG que isto está uma lástima e julgo que se estão a atrasar", reafirmou Fernando Costa.

A informação obtida através do gabinete do presidente do INAG foi apenas de que o instituto está a acompanhar a situação.

No local, a autarquia colocou uma máquina para espalhar a areia que, devido ao vento, se acumula junto à Avenida do Mar, na Foz do Arelho.

O avanço do mar e da Lagoa de Óbidos, em direcção à Foz do Arelho, está a pôr também em risco um apoio de praia e pode colocar a descoberto um tubo que transporta esgotos, alertou por seu lado a junta de freguesia.

Teme-se desastre ambiental

O presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho, Fernando Horta, disse esta quarta-feira à Lusa que "um bar está em risco" temendo-se que "aconteça um desastre ambiental se o tubo que transporta os efluentes para o mar ficar a descoberto e rebentar".

O tubo (submarino), que transporta os efluentes tratados das Caldas da Rainha para o mar está enterrado nas margens da Lagoa de Óbidos, junto à Foz do Arelho.

"Nos últimos dias, com as marés-altas e o temporal já só temos um quarto da areia que havia no Verão. Tememos que o tubo rebente e achamos que o Instituto da Água deve intervir com urgência", disse o autarca. 
 

in: sic.aeiou.pt/online/noticias/vida/Praia+do+Foz+do+Arelho+em+risco+de+desaparecer.htm

Publicado a 2008-12-19

Voltar

Procurar no website



Sugestões

Junta de Freguesia

    Redes Sociais

    Fotografias!

    

    4 comentários

    1. Bom dia!

      Na minha opinião acho que se deve tomar medidas preventivas para solucionar este problema definitivamente.

      Mas também reconheço que a situação orçamental tem custos enormes e não é fácil contrariar a força da natureza.

      Os meus cumprimentos.

    2. Ana-Paula diz:

      È uma pena tudo isto estar a acontecer, mas se näo fazem nada agora ! Talvez seija tarde demais…
      Todos os anos vou fazer praia na foz ,e para mim näo á praia melhor do que a Foz do Arelho. Portanto tem que se fazer algo, nós caldenses temos orgulho de termos uma lagoa täo linda! À que lutar pessoal, forca.

    3. Clementina Silva diz:

      Na realidade é mais que urgente que façam algo antes que aconteça o pior, não é só alertar o INAG é agir, a praia da Foz do Arelho é um Bem que a Natureza nos deu e não temos estimado.
      Uma Praia e uma Lagoa com tantas potêncialidades…

    4. Clementina Silva diz:

      Creio que é da máxima importância para todos nós que realmente façam algo para resolver o problema, estão sempre à espera da última, Não é só alertar o INAG uma vez é agir.

    Comente este assunto - Participe!

    Campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório!

    Artigos relacionados: