Foz do Arelho Virtual

Um blog informativo sobre a Foz do Arelho, Lagoa de Óbidos e região Oeste

Trabalhos na Lagoa de Óbidos

Publicado no site: www.portugal.gov.pt/pt/GC18/Governo/Ministerios/MAOTDR/Notas/Pages/20100330_MAOT_Com_Obidos.aspx

(30/03/2010)

Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território

Nova abertura na frente marítima

Ambiente avança com trabalhos na Lagoa de Óbidos

O Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território deu hoje início à primeira fase das obras de reposição da abertura do areal na Lagoa de Óbidos, trabalhos orçados em mais de 319 mil euros e que pretendem garantir as condições para uma prática balnear mais segura.

Estes trabalhos, coordenados pelo Inag, Instituto da Água, surgem no seguimento do compromisso assumido na Comissão de Acompanhamento da Lagoa de Óbidos e têm como objectivo de deslocar a aberta da lagoa da sua posição actual a norte, para a zona central da lagoa, através de escavação do cordão dunar e execução de aterro de fecho da existente.

No total estes trabalhos, que contam com o apoio técnico do LNEC, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, vão obrigar a um volume de escavação de 66 000m3, e um volume de aterro de 100 000 m3 e estarão concluídos aquando a abertura da época balnear.

As obras surgem após a Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, Dulce Álvaro Pássaro, ter confirmado a urgência das intervenções programadas e necessárias para consolidar a Lagoa de Óbidos, possibilitando assim o acesso aos fundos comunitários do QREN.

Estes trabalhos seguem-se aos de consolidação do emissário submarino e serão consolidados antes do final ano com uma intervenção mais estruturante que vai assegurar a consolidação de todos as acções executadas.

Publicado a 2010-04-01

Voltar

Procurar no website



Sugestões

Junta de Freguesia

    Redes Sociais

    Fotografias!

    

    Comente este assunto - Participe!

    Campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório!

    Artigos relacionados: